Pronatec bolsas para cursos profissionais em 2016

O Pronatec oferece bolsas para cursos profissionais em 2016. Essa oportunidade é ótima para quem deseja se qualificar para buscar novas chances no mercado de trabalho, participando de cursos gratuitos que abrangem várias áreas do conhecimento.

Pronatec bolsas para cursos profissionais em 2016 (Foto Ilustrativa)
Pronatec bolsas para cursos profissionais em 2016 (Foto Ilustrativa)

Lançado em 2011 pelo governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem o objetivo de facilitar o acesso da população de baixa renda à educação profissional, através de parceria com várias instituições de ensino.

Desde o seu lançamento, o programa já ajudou na capacitação de milhões de pessoas, em todo o Brasil, disponibilizando uma grande quantidade de vagas para cursos gratuitos, ministrados nas escolas parceiras do Pronatec.

Pronatec bolsas para cursos profissionais em 2016

Os cursos Pronatec na área de saúde estão entre os mais procurados (Foto Ilustrativa)
Os cursos Pronatec na área de saúde estão entre os mais procurados (Foto Ilustrativa)

Com as mudanças políticas ocorridas nas últimas semanas, o Pronatec 2016 teve o seu cronograma alterado. Com o afastamento da presidente Dilma Rousseff, chegou-se a cogitar a possibilidade de suspensão do Pronatec, mas de acordo com o novo Ministro da Educação, Mendonça Filho, o programa está mantido e será ampliado.

No entanto, conforme o novo responsável pelo Ministério da Educação, o número de bolsas Pronatec 2016 ainda vai depender de levantamentos que estão sendo feitos pelo órgão. Na última edição do programa, mais de 1 milhão de vagas foram disponibilizadas.

Para quem está em busca de cursos grátis 2016, participar do Pronatec é uma ótima alternativa. O programa oferece qualificação gratuita em instituições de ensino bastante reconhecidas, que são parceiras do Pronatec na formação de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho.

Cursos gratuitos Pronatec 2016

Cursos de soldagem também são muito requisitados (Foto Ilustrativa)
Cursos de soldagem também são muito requisitados (Foto Ilustrativa)

A oferta Pronatec cursos 2016 deve abranger diversas modalidades de ensino, atendendo a um grande número de pessoas que não têm condições de pagar para estudar e aprender uma nova profissão.

Cursos técnicos gratuitos, cursos de qualificação profissional, cursos de aperfeiçoamento, cursos de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada são algumas das alternativas, oferecidas para adolescentes, jovens e adultos, de diferentes perfis.

Os cursos grátis Pronatec são oferecidos por instituições como Senac, Senai, Sest, Senat e Senar, entre várias outras, atendendo prioritariamente às pessoas de baixa renda. Além das aulas presenciais, há ainda os cursos Pronatec a distância gratuitos.

Inscrições Pronatec 2016

Página de inscrições do Pronatec (Foto: Reprodução Pronatec)

As inscrições Pronatec 2016 ainda não foram abertas. Os detalhes sobre a nova edição serão divulgados em breve, e para não perder essa chance de estudar de graça, a dica é ficar atento à página http://pronatec.mec.gov.br/inscricao, onde é possível consultar as vagas disponíveis.

Informações sobre o programa também podem ser conferidas no Portal Pronatec e diretamente nas instituições parceiras.

Crise do Pronatec 2016

Em março de 2016, o então ministro da educação Aluízio Mercadante anunciou a abertura de 2 milhões de vagas para o Pronatec ao longo do ano. Na época, o governo tinha a intenção de beneficiar principalmente os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) com essas oportunidades.

Com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a troca de ministro, o futuro do Pronatec ficou ameaçado. Muitas pessoas, inclusive, chegaram a pensar que o programa chegaria ao fim com a posse de Michel Temer.

O Pronatec não foi suspenso, mas está passando por adaptações. (Foto Ilustrativa)
O Pronatec não foi suspenso, mas está passando por adaptações. (Foto Ilustrativa)

O jornal Folha de S. Paulo chegou a publicar uma notícia sobre a suspensão do Pronatec, Prouni e Fies. Essa medida teria sido tomada porque o atual ministro da educação Mendonça Filho precisa fazer um balanço financeiro da verba disponível para o MEC.

Com a notícia do fim do Pronatec causando muita polêmica, o ministro da educação convocou a imprensa para uma entrevista. Na coletiva, ele declarou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego não será suspenso, pelo contrário, será ampliado.

O documento que autoriza a abertura de 2 milhões de vagas para o Pronatec ainda não foi assinado. Caberá ao ministro Mendonça Filho assumir essa responsabilidade e liberar a verba.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre as bolsas do Pronatec 2016? Deixe um comentário. Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *