Curso gratuito de capacitação de motorista de cargas 2012 – Via rápida

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através da página do Via Rápida Emprego.

O governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), divulgaram a abertura de 37.152 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional do programa Via Rápida Emprego em todo o estado. Os cursos são distribuídos nas áreas de informática, confeitaria básica, motorista de carga, mecânico, operador de caixa, motorista de passageiros e eletricista instalador.

“A proposta do programa é atender aqueles que mais precisam: desempregados, jovens carentes, beneficiários de programas de transferência de renda, idosos, ou seja, todos aqueles que têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho”, explica o secretário Paulo Alexandre Barbosa, da SDECT. “A oferta de cursos intensivos permite ao profissional preparar-se rapidamente e conseguir, com mais facilidade, emprego ou, até mesmo, abrir um negócio próprio”, destaca.

Leia mais: Via Rápida Empregos SP, Cursos gratuitos 2012

Os cursos são voltados às pessoas acima de 16 anos que desejam se aperfeiçoar em uma área de formação. Para participar do programa, o candidato deve se cadastrar pelo site e enviar o pedido de inscrição.  Os candidatos selecionados serão informados através de uma carta oficial.

Nos cursos em que o número de candidatos ultrapassar o número de vagas, serão empregados critérios socioeconômicos para a seleção. Durante o curso, os estudantes receberão material didático e um auxílio transporte no valor de R$ 120, mensais. Os alunos que estiverem sem trabalhar  e sem a ajuda do seguro-desemprego ainda poderão requerer o bolsa auxílio no valor de R$ 210 mensais.

O curso e requisitos

O curso de capacitação de motorista de carga promove a qualificação e especialização profissional para atuação em companhias de transporte, logística e terminais logísticos. O candidato precisa ser alfabetizado até a 4ª série do Ensino Fundamental e ter no mínimo 18 anos. Além disso, o interessado deve ainda ter habilitação na categoria E.

Inscrições

Para participar do programa, o candidato deve se cadastrar pelo site e enviar o pedido de inscrição.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através da página do Via Rápida Emprego. A seleção é realizada pela SDECT e levará em conta os critérios acima mencionados. O candidato aprovado será informado através de carta oficial enviada pelos Correios.

Leia também: Via Rápida Emprego SP, Cursos Oferecidos

A capacitação tem duração máxima de três meses. O programa, que foi lançado em julho do ano passado, tem oferecido qualificação profissional gratuita para cidadãos que almejarem desenvolver as habilidades profissionais e melhorar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *