segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 - 06/02/2023 23:53:37
Via Cursos Gratuitos

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de formação profissional em todo o Brasil. As aulas serão ministradas nos institutos federais, centros federais e entidades do sistema S.

A inscrição para o Pronatec 2013 é feita pela internet. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Pronatec 2013 inscrições online

Neste ano de 2013, o Pronatec espera ocupar 2,3 milhões vagas, valorizando as modalidades de cursos técnicos, formação inicial e continuada. Em 2011, ano em que o programa foi implantado, mais de 2,5 milhões de brasileiros foram atendidos. Até 2014, a tendência é que estes números subam para 8 milhões de estudantes e trabalhadores.

Das vagas oferecidas pelo Pronatec 2013, 724.539 são para cursos técnicos e outras 1.565.682 são voltadas para a formação inicial e continuada.

O que este artigo aborda:

Inscrições Pronatec 2013

Para se inscrever no Pronatec 2013 é muito simples, basta acessar o site oficial do programa e clicar na opção ‘Inscreva-se’. Feito isso, o candidato a uma vaga nos cursos gratuitos deve aguardar a confirmação do sistema.

Em 2013, o Pronatec espera ocupar 2,3 milhões vagas. (Foto:Divulgação)

Se não encontrar a formação pretendida disponível, o estudante ou trabalhador pode escolher três opções de cursos que tenha interesse. Quando houver uma vaga, ele receberá um comunicado por e-mail para fazer a inscrição pela internet, além de comparecer a unidade de ensino para confirmar a matrícula.

No site oficial do Pronatec é possível encontrar um arquivo em PDF com uma relação dos cursos ofertados. O portal também tem uma sessão com perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre o programa. Acesse o Pronatec e inscreva-se.

A inscrição no Pronatec 2013 pode ser feita por trabalhadores, estudantes matriculados no Ensino Médio regular ou EJA, povos indígenas, comunidades quilombolas, desempregados, pessoas deficientes, beneficiários de programas federais e até mesmo jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Sobre o Pronatec

O Pronatec amplia o acesso à educação profissional. (Foto:Divulgação)

O Pronatec foi lançado pelo Governo Federal em 2011, com a meta de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica. O programa está em ritmo de expansão, mas já atendeu milhões de brasileiros que precisavam se qualificar para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Neste primeiro semestre de 2013, o Pronatec espera aumentar o número de bolsas-formação para os alunos do ensino médio público e para cursos técnicos integrados ao EJA. O programa também espera implantar o Financiamento Estudantil para Empresas (Fies-Empresa), para que os empregadores financiem a qualificação dos próprios funcionários.

Veja também: Cursos técnicos do Senai Rio, Pronatec 2013

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Pode ser do seu interesse

Curso em Luiz Eduardo Magalhães – BA Gratuito

Curso em Luiz Eduardo Magalhães – BA Gratuito

Senai cursos gratuitos de TV e cinema ES

Senai cursos gratuitos de TV e cinema ES

Curso Gratuito de Turismo e Hotelaria

Curso Gratuito de Turismo e Hotelaria

Cursos Técnicos 2015: Curso Gratuito de Logística Senai

Cursos Técnicos 2015: Curso Gratuito de Logística Senai

Cursos Gratuitos na Prefeitura de BH – Cursos Grátis no Sine BH

Cursos Gratuitos na Prefeitura de BH – Cursos Grátis no Sine BH

Senac GO cursos gratuitos 2017

Senac GO cursos gratuitos 2017