O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de formação profissional em todo o Brasil. As aulas serão ministradas nos institutos federais, centros federais e entidades do sistema S.
Saiba mais: Pronatec 2013 inscrições online
Neste ano de 2013, o Pronatec espera ocupar 2,3 milhões vagas, valorizando as modalidades de cursos técnicos, formação inicial e continuada. Em 2011, ano em que o programa foi implantado, mais de 2,5 milhões de brasileiros foram atendidos. Até 2014, a tendência é que estes números subam para 8 milhões de estudantes e trabalhadores.
Das vagas oferecidas pelo Pronatec 2013, 724.539 são para cursos técnicos e outras 1.565.682 são voltadas para a formação inicial e continuada.
Inscrições Pronatec 2013
Para se inscrever no Pronatec 2013 é muito simples, basta acessar o site oficial do programa e clicar na opção ‘Inscreva-se’. Feito isso, o candidato a uma vaga nos cursos gratuitos deve aguardar a confirmação do sistema.
Se não encontrar a formação pretendida disponível, o estudante ou trabalhador pode escolher três opções de cursos que tenha interesse. Quando houver uma vaga, ele receberá um comunicado por e-mail para fazer a inscrição pela internet, além de comparecer a unidade de ensino para confirmar a matrícula.
No site oficial do Pronatec é possível encontrar um arquivo em PDF com uma relação dos cursos ofertados. O portal também tem uma sessão com perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre o programa. Acesse o Pronatec e inscreva-se.
A inscrição no Pronatec 2013 pode ser feita por trabalhadores, estudantes matriculados no Ensino Médio regular ou EJA, povos indígenas, comunidades quilombolas, desempregados, pessoas deficientes, beneficiários de programas federais e até mesmo jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.
Sobre o Pronatec
O Pronatec foi lançado pelo Governo Federal em 2011, com a meta de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica. O programa está em ritmo de expansão, mas já atendeu milhões de brasileiros que precisavam se qualificar para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho.
Neste primeiro semestre de 2013, o Pronatec espera aumentar o número de bolsas-formação para os alunos do ensino médio público e para cursos técnicos integrados ao EJA. O programa também espera implantar o Financiamento Estudantil para Empresas (Fies-Empresa), para que os empregadores financiem a qualificação dos próprios funcionários.
Veja também: Cursos técnicos do Senai Rio, Pronatec 2013