E-tec Brasil 2012 cursos à distância gratuitos

As aulas virtuais gratuitas são oferecidas pelo Governo Federal (Foto: Divulgação)

Nesse ano, cerca de 150 mil vagas na modalidade à distância serão geradas pela Rede e-Tec Brasil, que faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A informação foi divulgada no site do Ministério da Educação (MEC) no dia 16 de fevereiro. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) também prevê a abertura de cursos de idiomas no âmbito do programa, isso porque o Brasil receberá dois grandes eventos esportivos, e terá que qualificar mão de obra. Todas as especializações são gratuitas.

No fim de 2010 eram 291 locais onde as aulas eram ministradas, em 2012 são 543, e a estimativa do Governo Federal é que esse número atinja 800 ainda neste ano. Em 2011 mais de 75 mil pessoas se matricularam em cursos técnicos na Rede e-Tec Brasil, superando a estimativa de atender 50 mil alunos nesse período.

A qualificação será voltada para áreas que ajudarão o país na Copa do Mundo (Foto: Divulgação)

O ensino à distância é flexível, pois a pessoa efetua o curso dentro do horário que pode, além disso, economiza tempo, já que o aluno não tem que sair de caso e ir até um espaço físico, basta apenas ligar o computador e acessar o sistema das aulas. O material didático também estará à disposição por meio da web. O estudante só precisa ter um computador em mãos em bom estado com relação ao sistema operacional, internet em uma velocidade média, além de disposição para estudar. Por esse motivo a educação à distância vem crescendo.

Efetue o cadastro no site do MEC para receber informações sobre os cursos (Foto: Divulgação)

O meio de se inscrever para um dos cursos não foi mencionado no site do Ministério da Educação, porém, você pode efetuar um pré-cadastro no portal e-Tec Brasil, que também é vinculado ao MEC. No portal eletrônico você poderá efetuar uma inscrição, onde as informações sobre vagas e cadastros em cursos gratuitos serão encaminhadas para o seu e-mail. Os candidatos precisam preencher uma ficha onde é necessário digitar o nome do usuário, senha, endereço de e-mail, nome completo, cidade e o país. Efetuando esse procedimento com sucesso é só acessar a área restrita do site periodicamente para ver os cursos disponíveis. Para mais detalhes acesse o site da e-Tec Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *