Jovem Aprendiz Correios em 2021 – Como fazer a inscrição

Se você quer saber como funciona o Programa Jovem Aprendiz Correios, então chegou ao lugar certo! Pois nesse post, iremos esclarecer as principais dúvidas, e mostrar como participar do processo seletivo.

Anúncios

Ingressar no mercado de trabalho pode ser difícil, principalmente para quem ainda não possui experiência, ainda está na escola, ou acabou de se formar.

Por isso, os Correios fornecem um programa de Jovem Aprendiz, para facilitar a entrada dessas pessoas no mundo do trabalho, de forma legalizada, justa e com benefícios.

Anúncios

Então, vamos conhecer mais sobre essa oportunidade, e o que você precisa fazer para conseguir trabalhar nessa empresa pública de projeção nacional.

Jovem Aprendiz Correios

Conheça os Correios

Os Correios são uma empresa pública, ou seja, uma empresa pertencente ao Governo Federal. Dessa forma, mais de 50% do capital formador da empresa pertence ao governo.

Anúncios

A maior missão dos Correios é conectar pessoas e empresas por meio de soluções rápidas e efetivas, contando com uma logística eficiente e confiável.

Justamente por se tratar de um órgão público, o processo para entrar no programa Jovem Aprendiz é ligeiramente diferenciado em relação a outras empresas.

Como Funciona o Ingresso de Jovem Aprendiz Correios?

O programa Jovem Aprendiz tem como principal objetivo atender a população de jovens, recém chegados ao mercado de trabalho, a conseguirem sua primeira experiência, de forma legal e vantajosa.

Por meio do Jovem Aprendiz Correios, o jovem consegue desenvolver habilidades laborativas, e tem a possibilidade de adquirir conhecimento técnico e prático, que fará muita diferença na sua vida profissional a partir daquele momento.

Sendo assim, é uma experiência muito válida e necessária, já que abre caminhos para futuros empregos por meio da bagagem adquirida nos dois anos de trabalho como aprendiz.

A maior vantagem do programa é a facilidade de conciliar com a escola, no caso daqueles que ainda não concluíram o ensino médio.

O estudante que ainda esteja frequentando o nível médio ou fundamental, tem carga horária reduzida, de apenas 6 horas diárias.

Em contrapartida, aqueles que terminaram os estudos, podem trabalhar as 8 horas diárias normalmente.

No caso do Correios, o último processo seletivo ofereceu vagas para carga horária de 4 horas diárias, o que facilita ainda mais a vida de quem é estudante.

Quais São os Requisitos Para Concorrer a Uma Vaga?

Para concorrer a uma vaga nos Correios, é preciso preencher diversos requisitos, e participar do Processo Seletivo Simplificado. Então, para você que tem interesse em concorrer nos próximos processos, fique atento ao que é preciso para se enquadrar:

  • Ter entre14 e 22 anos;
  • Estar pelo menos no 6º ano do ensino médio;
  • Estar frequentando a escola normalmente;
  • Não ter vínculo de Jovem Aprendiz anterior nos Correios;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado,
  • Atentar-se ao Código de Ética dos Correios.

Por ser uma empresa pública, os Correios têm requisitos levemente diversificados, mas que não fogem muito à regra. Portanto, é preciso cumpri-los para se inscrever.

Além disso, no momento da avaliação, fatores como idade e renda familiar podem alterar a posição do candidato dentro do processo seletivo.

Quais São os Benefícios Oferecidos Pela Empresa?

Caso você tenha se interessado em trabalhar como Jovem Aprendiz Correios, saiba que a empresa fornece alguns benefícios além do salário.

  • Salário compatível com a carga horária exercida;
  • Uniforme;
  • Vale transporte,
  • Vale-refeição ou alimentação.

Quais as Funções Exercidas Pelo Jovem Aprendiz nos Correios?

Agora, você já sabe quais os benefícios, carga horária e requisitos para concorrer a uma vaga como Jovem Aprendiz Correios. Mas quais serão as funções do Jovem Aprendiz?

Algumas das funções realizadas são:

  • Arquivar documentações;
  • Repor material;
  • Atender telefone;
  • Organizar filas;
  • Prestar informações ao público;
  • Manter os arquivos organizados;
  • Transportar documentos dentro da agência,
  • Entregar senhas.

Além dessas, o Jovem Aprendiz também pode desempenhar outras funções dentro da unidade onde for trabalhar. Porém, elas devem ser condizentes ao seu nível de conhecimento técnico e ao cargo.

Como Concorrer a Uma Vaga?

Para trabalhar como Jovem Aprendiz Correios, por ser uma empresa pública, é preciso participar de um processo seletivo que, em geral, abre anualmente, e oferece vagas em diversos municípios.

Ou seja, não adianta entregar currículos na agência dos Correios mais próxima: você precisa aguardar a abertura do processo e se inscrever diretamente pelo site, enviando toda a documentação e dados necessários.

Assim, é feita posteriormente uma avaliação do perfil de todos os candidatos. Dessa forma, dentre os que se enquadram nos requisitos, são atribuídas colocações de acordo com pontos obtidos por outros itens.

Por exemplo, quem tem renda familiar menor, ganha mais pontos e fica na frente. Do mesmo modo, quem é mais novo, também.

Além disso, a última fase do processo seletivo, antes da contratação é um curso de formação técnico profissional. O aproveitamento neste curso é crucial para conseguir a vaga, e quem é reprovado, deixa o processo seletivo.

Por Que o Programa de Jovem Aprendiz é Tão Importante?

O objetivo desse programa é mostrar ao jovem que é possível sim, se inserir no mercado de trabalho, e ter acesso a um emprego digno, com carga horária condizendo com sua idade e capacidade laborativa.

Além disso, a manutenção de uma carga horária que permita ao jovem continuar estudando, e ainda assim ajudar na renda familiar, é uma excelente vantagem.

Por meio do programa Jovem Aprendiz Correios, milhares de adolescentes e jovens adultos conseguem a experiência do primeiro emprego de forma digna e justa.

Anúncios

8 Comments

Add a Comment