Sisutec 2016: Vagas, inscrição

Confira tudo sobre Sisutec 2016: Vagas, inscrição. No próximo ano, o Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica vai realizar um novo processo seletivo, a fim de distribuir vagas para cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil. Leia a matéria para conhecer mais detalhes sobre a iniciativa.

Sisutec 2016 Vagas, inscrição. (Foto Ilustrativa)

O mercado está cada vez mais exigente com relação à qualificação dos trabalhadores. As empresas demonstram interesse em contratar profissionais treinados e preparados para o setor produtivo. Reconhecendo essa realidade, o Ministério da Educação resolveu criar o Sisutec.

Leia mais: sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec 2015

Sisutec 2016: Vagas, inscrição

O Sisutec segue o mesmo critério do Sisu, só que aplica os critérios de seleção para distribuir vagas de cursos profissionalizantes. A iniciativa, que integra o Pronatec, só é possível graças ao apoio do Senai, Senac, Senar, institutos federais, universidades particulares e escolas técnicas estaduais.

Em sua última edição, que aconteceu em julho de 2015, o Sisutec ofertou mais de 80 mil vagas gratuitas, que contemplaram 515 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. O número de inscritos na seleção, no entanto, foi 38,8% menor que a edição anterior.

Em 2015, foram 80 mil vagas oferecidas para cursos técnicos gratuitos. (Foto Ilustrativa)

Diversos cursos técnicos gratuitos são ofertados através do Sisutec, entre os quais vale destacar: técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem, técnico em logística, técnico em edificações e técnico em radiologia.

Saiba mais: Sisutec vagas de cursos técnicos

Nos tópicos abaixo você encontra mais informações sobre o Sisutec 2016: Vagas, inscrição.

Vagas Sisutec 2016

O Sisutec vem sendo realizado desde 2013, distribuindo as vagas gratuitas de acordo com a nota no Enem mais recente. A princípio, o sistema se comprometeu em realizar duas seleções por ano, mas o Ministério da Educação tem encontrado dificuldades para manter esse ritmo. Em 2015, houve atraso no repasse de verba para as instituições parceiras e o número de oportunidades educacionais também caiu consideravelmente.

Técnico em informática é uma das opções de cursos grátis. (Foto Ilustrativa)

Não se sabe ao certo o número de vagas para o ano de 2016, tampouco a data de inscrição. O Brasil tem enfrentado uma crise econômica intensa e isso deve refletir diretamente nas oportunidades educacionais do próximo semestre. Em todo caso, os interessados devem ficar de olho nos pronunciamentos do MEC.

Inscrições Sisutec 2016

Se você fez o Enem 2015, então pode participar das etapas iniciais de seleção do Sisutec. Para se inscrever, basta acessar o site sisutec.mec.gov.br, fornecer as informações de login e senha do Enem e escolher as opções de cursos. No caso das vagas remanescentes, a participação no Enem não é critério obrigatório.

As inscrições no sistema acontecem pela internet. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Documentos para matrícula dos aprovados no Sisutec 2015

Agora você já tem algumas informações sobre o Sisutec 2016: Vagas, inscrição. Em breve, o Ministério da Educação vai divulgar um cronograma, sujeito à alteração. No mais, Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação profissional.

 

Add a Comment